sexta-feira, 2 de março de 2012

PANQUECA DE RICOTA COM ATUM E MOLHO ROSE.

Como estamos na quaresma, embora a maioria das pessoas se esquecem, eu resolvi não comer carne neste período. desta maneira, tô achando receita sem carne, não é muito fácil não. Mas essa panqueca inventada, porque tinha feito um patê de atum com ricota, foi aprovada por toda a família.

PANQUECA:

Massa:

1 COPO DE LEITE
1 1/2 de XÍCARA DE FARINHA DE TRIGO
1 OVO
1 COLHER SOPA DE QUEIJO RALADO
1 COLHER CHÁ FERMENTO
SAL

Bata tudo no liquidificador e frite as panquecas. Eu fiz 8 panquecas. A medida que uso é para pegar a maça é uma concha de feijão grande, uso a metade dela com a massa. Gosto de panquecas pequenas, por isso tenho um frigideira pequena só para isso. Para untar a frigideira eu uso um pincel molhado no óleo. Cada vez que tira uma panqueca tem que passar o pincel com óleo novamente. Não é muito fácil virar a panqueca jogando para cima, mas com o tempo vai se conseguindo. Quando não consigo eu uso um espumadeira de arroz, como faço panquecas pequenas dá bem certo.
Já vou fazendo e recheando e colocando na assadeira. O ideal é colher um pouco de molho na assadeira antes de colocar as panquecas, pois o molho colocado em cima não desce o suficiente e pode grudar no fundo.

RECHEIO: (PATÊ DE ATUM)

RICOTA
1 LATA DE ATUM GOMES COSTA SÓLIDO (COM O ÓLEO).
CHEIRO VERDE
CEBOLINHA
SAL
PIMENTA DO REINO
ORÉGANO.
CEBOLA PICADA BEM PEQUENA.
1 CENOURA RALADA.
2 COLHERES DE MAIONESE LIGHT.

MODO DE FAZER: Misture todos os ingredientes na mão. Caso a ricota esteja muito dura, pode usar o liquidificador ou o processador. É um patê mesmo. Só bata no liquidificador a ricota e o atum. Os demais ingredientes pique bem pequeno. Eu sempre acho que os temperos bem picados enriquecem a comida.


MOLHO:

1 LATA DE MOLHO DE TOMATE PRONTO (USEI POMAROLA).
1 LATA DE CREME DE LEITE.
2 COLHERES DE MAIONESE LIGHT.
QUEIJO RALADO PARA GRATINAR.

Misture todos os ingredientes e depois coloque por cima das panquecas. polvilhe queijo ralado e leve ao forno para gratinar.