domingo, 10 de junho de 2012

FESTA JAPONESA.

 

COMIDA JAPA

Adoro comida japonesa. Não sou fã de sashimi (peixe cru), mas o que não tem peixe cru eu amo. Hoje fui almoçar em uma festa jaonesa. Estava tudo muito bom. Lotado como sempre.

Eu acho muito engraçado essas festas japonesas, as quais são realizadas em várias cidades,  são todas parecidas, sempre com muita gente e tudo muito apertado. Acho que eles gostam assim mesmo…sei lá.

Estava muito cheio. E, é impressionante como hoje tem brasileiro comendo comida japonesa. Eu sou suspeita, pois, para mim é tudo de bom.

Não tem essa que comida oriental é light, não é mesmo. Tem coisa light e tem coisas muito calóricas.

O shoyo, um dos produtos mais usados na culinária japonesa, além de calórico contém uma quantidade de sal enorme.  Ele é feito se soja, trigo, milho, sal e um fermento específico. Portanto, me parece que tem mais calorias do que nutrientes saudável. Mas eu consumo shoyo diariamente em saladas, em pouca quantidade, apenas pelo sabor que ele dá na salada, legumes e carne.

Eu uso o shoyo light, facilmente encontrado nos mercados e não percebi nenhuma alteração no sabor.

 

shoyo light

Também há muito arroz na culinária japonesa, além de açúcar, pois os alimentos são sempre adocicados.

E eu como ainda tenho um gordo vivendo dentro de mim gosto das coisas mais calórica: Como sabia que ia comer dorayaki (simplesmente massa com creme) que adoro, eu comi pouco yakissoba e dois gyoza (massa com carne).

yakisoba

gyosa

dorayaki

Esse foi meu almoço, dividimos em três um marmitex de yakissoba, comi dois gyoza e adivinha…3 dorayaki…aiaiai…aqui foi o meu pecado. Mas comi. Estava com vontade e também esse é um doce que eu come uma vez por ano. Nem imagino quanto tem de caloria.

Como se vê a comida japonesa pode sim ser muito calorica e pouco nutritiva. No entanto, devemos retirar dessa cultura o que ela tem de melhor, a alimentação com base em legumes refogados, pouco cozidos, muito peixes e um excesso de saladas, chá e bastante água. Por isso a maioria são magros, pois eles só cometem excesso  muito raramente. Aliás, eles não gostam de coisas muito doces, tenho vários amigos que viveram no Japão e eles falam que os doces de lá não são tão doces como os daqui.

Do resto o dia foi normal. Tomei bastante água e chá. Agora estou pretendendo fazer uma sopinha leve para janta, aproveitando a culinária japonesa, talvez faça um missoshiro que gosto bastante, esquenta o estomago, baixa coloria e muito nutritivo.

 

missoshiro

Agora vou sair caminhar, pois já está escurecendo. DEPOIS eu visito vocês. Um bom final de noite.

sayanora

Em busca do equilíbrio!

BALANÇA.pic

 

 

http://comologoengordo.blogspot.com.br